sábado, 7 de março de 2009

Divisão por Zero


    Poucas pessoas costumam pensar nesse ponto um tanto insignificante da matemática: a divisão por zero. Para os matemáticos comuns essa divisão simplesmente não existe. Não se pode dividir um número por zero porque, simplesmente, você não conseguirá achar um resultado plausível! 
    Por exemplo: imagine que você tem uma maleta com 1000 reais e deseja dividi-los por 5 pessoas. Óbvio: 200 reais para cada uma. E se você desejar dividir por 2 pessoas? 500 reais para cada uma. No problemas! Agora, imagine que você queira ficar com o dinheiro todo para si: 1000 dividido por um é 1000. O dinheiro é todo seu!
    Agora, e se você quiser dividir o dinheiro por 0? É o mesmo que pegar a maleta e... atirar bem longe! Ou simplesmente largar no meio do caminho e ir embora...
    Acontece que a divisão por zero pode ser uma coisinha bem destrutiva, vejam:




    Bom, se para os matematicos comuns essa divisão não existe... para os programadores de computador uma divisão por zero pode fechar o programa automaticamente, ou resultar na sigla NaN (not-a-number).
    Algumas pessoas tendem a considerar a divisão por zero como resultando em um numero infinito, mas convenhamos, isso não faz o menor sentido.
    Enfim, é mais uma coisa sem explicação nenhuma, que existe na nossa vida, no nosso cotidiano. É que nem o valor de π, que ninguém sabe ao certo ainda. Os matemáticos e os computadores tentam até hoje encontrar o resultado dessa divisão, que permanece infinito e não é uma dizima periódica. É o resultado entre o comprimento de uma circunferencia dividido pelo seu diâmetro. E olhe que esse número é do tempo de Pitágoras!
    Essas coisas, do mesmo jeito que me instigam, me causam uma certa raiva pelo grau de complexidade e simplicidade ao mesmo tempo. São coisas que até hoje permanecem inexplicáveis, assim como a origem do Universo, aquela pergunta meio idiota sobre o ovo e a galinha, e outras coisas mais...
    Enfim, pra encerrar por aqui... gostaria de convidar a todos para o Primeiro Encontro de Retas Paralelas:




Local: Infinito

Data: a ser definida

   Abordagens especiais de limite, série divergente e divisão por zero.

Bom proveito!

Carpe Diem




Nenhum comentário:

Postar um comentário